LACTOGAL


O papel do leite na promoção de uma alimentação saudável

O papel do leite na promoção de uma alimentação saudável


Os nutricionistas estão de acordo quando afirmam que é preferível optar por um maior número de (pequenas) refeições ao longo do dia, do que comer menos vezes... grandes refeições. A distribuição regular de alimentos ajuda a evitar quebras de energia e evita, sobretudo, que estas quebras sejam compensadas na refeição seguinte com um consumo excessivo de comida.

O leite pode desempenhar um papel importante neste âmbito, constituindo um dos alimentos mais indicados para quebrar estes intervalos, uma vez que é rico em água e contém toda uma paleta de nutrimentos necessários para repor as nossas reservas.

As recomendações da Nova Roda dos Alimentos


A Roda dos Alimentos pode ser um instrumento útil para conhecer as proporções de alimentos que devem fazer parte da nossa alimentação diária: comendo todos os dias alimentos de cada grupo; escolhendo mais alimentos das fatias maiores da Roda e menos alimentos das mais pequenas; e variando os alimentos dentro da fatia... eis a fórmula para conseguir uma alimentação saudável, isto é: completa, equilibrada e variada.

Em relação ao grupo dos lacticínios, a Roda recomenda duas a três porções diárias deste tipo de alimentos. Exemplos de porções:
1 chávena almoçadeira de leite (250 ml)
1 iogurte líquido ou ½ iogurte sólido (200 g)
2 fatias finas de queijo (40 g)
¼ queijo fresco médio (50g)

Cada uma destas porções contém cerca de 8 g de proteínas e 300 mg de cálcio.

No entanto, o leite bem como os iogurtes e as frutas, como são ricos em açúcar de absorção rápida não devem ser ingeridos isoladamente, devendo optar-se por associar uma ou duas bolachas ou um pedaço de pão, de modo a que o amido retarde a absorção de açúcares.