LACTOGAL


A importância do leite nas diversas fases do crescimento

Está provado que o leite é o melhor fornecedor de cálcio para o organismo. Os ossos, enquanto estruturas em actividade permanente, precisam de ser fortes. O cálcio é o mineral responsável por essa robustez.

A infância:


Até aos 10 anos, os ossos crescem gradualmente. É esta a altura de desenvolver bons hábitos, como comer de forma equilibrada e fazer exercício físico, e escolher alimentos ricos em cálcio, como o leite, os iogurtes, os queijos e produtos hortícolas (Ex: couve galega e agriões).

Entre os 3 – 10 anos recomenda-se o consumo de 800 mg de cálcio, o equivalente a 3 copos de leite.*

A adolescência e os jovens adultos:


Dos 11 aos 24 anos, o crescimento faz-se de forma espectacular. É esta a idade dos famosos “pulos” de crescimento. Os ossos tornam-se mais sólidos e é essencial que nesta fase da vida não haja falta de cálcio. É importante que nesta idade se constituam todas as reservas de cálcio para que na idade adulta não se tenha falta deste mineral. A prática de exercício físico também é indispensável para os ossos se tornarem robustos e saudáveis, pois ajudam a fixação do cálcio.
 
Entre os 11 e os 24 anos a necessidade diária de cálcio é de 1200 mg, o equivalente a 4 copos de leite.*

A idade adulta


Nos adultos e a partir dos 30 anos inicia-se uma perda natural do cálcio que se adquiriu durante a infância e a adolescência. Se continuarmos a praticar uma alimentação rica em cálcio e a exercer uma actividade física, continuamos a ter ossos robustos.

Os adultos têm necessidade de ingerir 800 mg de cálcio por dia, o equivalente a 3 copos de leite. As mulheres a partir dos 45/50 anos devem ingerir 1500 mg de cálcio por dia, o equivalente a 5 copos de leite.*

A gravidez e o aleitamento


Durante esta fase da vida as necessidades de cálcio são acrescidas. As mulheres grávidas ou a amamentar devem ingerir 1200 mg de cálcio, o equivalente a 4 copos de leite.*

Quantidades recomendadas pela OMS – Organização Mundial de Saúde.